Apresentação

O Lar Moriá é uma instituição para idosos, administrado pela Casa Matriz de Diaconisas.

Ele foi criado em 1956, quando a Irmandade mudou-se para sua residência maior no Morro do Espelho. Inicialmente, o lar ocupava somente uma ala com 18 quartos. Os poucos lugares e a demanda crescente levaram a Casa Matriz a buscar recursos para uma nova construção. O lar foi ampliado e oferece hoje lugar para 70 idosos.

No dia da inauguração do novo prédio, em 1º de maio de 1995, o lar recebeu o nome de “Moriá”, que lembra o monte bíblico, no qual Deus se revelou como “aquele que vê e provê” e onde foi edificado um templo ao Senhor.

O Lar Moriá oferece residência permanente ou temporária. Mas também tem o serviço “Passa Dia” para famílias que não querem deixar o idoso sozinho em casa, durante o dia.

No ano de 2011 foi construído o “Jardim Protegido”, para descanso e passeios, onde também se encontra um canteiro elevado para cultivo de flores. Ele pretende ser um espaço seguro para pessoas com demência.

Oferecer um Lar a pessoas idosas e outras que buscam amparo, aconchego e dignidade de vida, mediante a convivência cristã.

Atingir a excelência no atendimento, respeitando o ser humano de forma holística.

  • Valorização da pessoa humana
  • Qualidade de vida para todos
  • Atenção à saúde emocional, espiritual e física das pessoas
  • Integração com a comunidade
  • Responsabilidade social
  • Ética
  • Valorização do conhecimento e busca contínua de aperfeiçoamento.

Acomodações

A ala antiga do Lar é de dois andares, ligados por elevador e escada. Todos os quartos têm campainha e dispositivo para um aparelho de ar condicionado.

O prédio novo possui cinco andares ligados por dois elevadores e escadaria. No térreo fica a lavanderia da Casa Matriz de Diaconisas. Nos outros andares estão os quartos para uma ou duas pessoas. Todos têm banheiro privativo, campainha e possibilidade para instalação de ar condicionado.

Todos os andares têm sala de estar e um solário com vista panorâmica.

No refeitório amplo e arejado são servidas as refeições para quem pode locomover-se, mas também são realizadas algumas atividades.

No terceiro andar, onde fica a recepção, encontra-se a sala multi-uso, onde também são celebrados cultos e missas.

O Lar dispõe de um amplo jardim para passeios.

Atendimento

O Lar Moriá está inserido na estrutura e administração da Casa Matriz de Diaconisas. Isto significa que serviços, como os da cozinha, nutrição, lavanderia, capelania, telefonia, higienização, vigilância e jardinagem, são compartilhados com os outros setores da Casa.

Há serviços que são próprios do setor, como o da musicoterapeuta e terapeuta ocupacional, das camareiras, copeiras e da equipe de enfermagem. O Lar também dispõe de uma sala de estética com cabelereira, manicure e pedicure.

Para os cuidados com a saúde o Lar dispõe de uma equipe qualificada, composta de enfermeiro/a, técnicas/os e atendentes, que trabalham em três turnos. Dois médicos visitam o Lar periodicamente. Outros médicos podem ser chamados, conforme a especialidade requerida e o plano de saúde do/a residente.

Alguns serviços básicos de enfermagem, como alimentação por sonda e soroterapia podem ser realizados. Os familiares podem contratar acompanhantes, fisioterapeutas e outros.

A direção procura estar sempre em contato com o familiar responsável pela pessoa idosa do Lar. Visitas, principalmente de familiares, são sempre bem-vindas.

Na medida do possível procura-se dar um atendimento personalizado à/ao residente, respeitando sua individualidade. Periodicamente são realizadas reuniões com os familiares, com a finalidade de esclarecer dúvidas e compartilhar sugestões de melhoria.

A fim de conseguir o melhor atendimento possível, busca-se também o bem-estar das funcionárias e dos funcionários. Programas especiais de convivência e descontração são organizados durante o ano e o aperfeiçoamento profissional é dado mediante cursos, atualizações e orientação técnica.

Atividades

Na parede do corredor do 5º andar do Lar Moriá encontra-se a programação das atividades para todo o mês. Algumas são periódicas, como a leitura dos versículos bíblicos do livrinho das “Senhas Diárias”, na mesa do café da manhã. Outras se repetem duas ou quatro vezes por semana.

A assistência espiritual é dada pela Pastoral que faz visitas nos quartos e realiza meditações e cultos. Um ministro católico celebra missas e faz reuniões de oração.

O jardim convida para passeios, ou uma atividade externa.

A gerontoativação é oferecida em dois grupos, quase diariamente. Também se pratica treino de memória, dança sênior e outras atividades lúdicas.

Duas vezes por semana, o programa da manhã ou da tarde é com a musicoterapeuta. Também há sessões de música ou filmes transmitidas pela rede interna de televisão.

Importantes são as comemorações das festas anuais, como a Festa de Verão, São João, Páscoa, Advento e Natal. Um evento especial é a festa de Natal com os familiares, celebrada com um culto e almoço festivo.

Também são lembrados os aniversários, além de outras datas como o Dia do Idoso, o Dia das Mães e dos Pais, o Dia do Amigo. Antes desta festas as/os residentes são convidadas/os a ajudar na decoração do ambiente.

O Lar Moriá gosta de receber a visita de grupos que apresentam músicas ou danças. Especial alegria proporcionam os grupos de crianças do Colégio Sinodal e do Colégio Rio Branco.

As crianças da Cruz Vermelha vem seguidamente para fazer atividades na Casa Matriz e interagir com as pessoas idosas.

View the embedded image gallery online at:
http://www.diaconisas.com.br/lar-moria#sigProId193322ebbb